Por Luis Gustavo Arruda
Investigação e participação cidadã
Neste post, exploramos o projeto “Detetives da Comida”, que envolve estudantes do 9º ano de São Paulo na investigação da segurança alimentar. Através da abordagem de Ciência Cidadã, os alunos têm a oportunidade de se engajar ativamente em discussões sobre alimentação saudável e contribuir para políticas públicas. Descubra como essa iniciativa fomenta a cidadania ativa e empodera jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.
outubro 31, 2024


Em uma semana repleta de eventos importantes relacionados à educação e alimentação, estudantes do 9º ano de uma escola municipal de São Paulo tiveram a oportunidade de engajamento em um processo de participação cidadã, colocando em prática o que aprenderam em suas pesquisas sobre segurança alimentar.
O Projeto Detetives da Comida
O projeto “Detetives da Comida”, idealizado para professores e estudantes do Ensino Fundamental II, tem como objetivo investigar a segurança alimentar e nutricional em suas regiões utilizando uma abordagem participativa conhecida como Ciência Cidadã. Essa abordagem inovadora visa não apenas coletar dados relevantes sobre a segurança alimentar local, mas também envolver os professores e os estudantes em discussões sobre alimentação saudável, metodologias científicas e a importância da colaboração entre a sociedade, cientistas e o poder público na resolução de problemas complexos.
No dia 11 de outubro, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar de São Paulo (COMUSAN) visitou a escola de duas professoras que participaram do curso de formação sobre o projeto. O objetivo da visita era ouvir os estudantes e conhecer os resultados de suas pesquisas sobre segurança alimentar, além de compartilhar os resultados do I Inquérito de Segurança Alimentar do Município de São Paulo.
Participação Cidadã em Ação

As trocas entre os estudantes e o COMUSAN são exemplos práticos de como o projeto “Detetives da Comida” promove a cidadania ativa. Ao apresentar suas pesquisas e dialogar com os conselheiros, os estudantes puderam expressar suas opiniões, compartilhar seus conhecimentos e contribuir para a construção de políticas públicas mais eficazes no município. Isso faz avançar a perspectiva do protagonismo juvenil, com atividades fundamentadas nos currículos de diversas disciplinas: das habilidades para leitura textual à construção de gráficos e comunicação dos resultados.
Engajamento para a Soberania Alimentar
Esse tipo de iniciativa se alinha aos princípios da Educação Ambiental crítica e da Educação Alimentar e Nutricional, que buscam empoderar os indivíduos a agirem de forma crítica e consciente em relação aos sistemas alimentares. Ao compreenderem os desafios da segurança alimentar em sua comunidade, os estudantes se tornam agentes de transformação, capazes de influenciar suas próprias escolhas alimentares e de defender práticas alimentares mais justas e sustentáveis.
Continuidade da Participação
A participação dos estudantes não se encerrou com a visita do COMUSAN à escola. No dia 17 de outubro, os alunos participaram de uma reunião do Conselho, consolidando seu papel como atores importantes na construção de um sistema alimentar mais justo e sustentável no município. A participação em conselhos como o COMUSAN é um direito garantido pela Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e representa uma forma efetiva de participação cidadã.

O projeto “Detetives da Comida” demonstra como a educação pode ser um instrumento poderoso para a formação de cidadãos engajados e conscientes de seu papel na sociedade. Ao combinar pesquisa científica, participação cidadã e educação para a saúde planetária, o projeto inspira os jovens a se tornarem protagonistas na luta por um futuro mais justo e sustentável para todos.